Pedras nos Rins (cólica renal)

A cólica renal acontece durante a passagem de um cálculo (pedra) através do ureter. Essa passagem do cálculo dificulta a drenagem de urina do rim para a bexiga o que determina a dor intensa nas costas que pode irradiar para a virilha. 

Tratamento da cólica renal:

O tratamento da cólica renal envolve a utilização de medicamentos no pronto atendimento. São utilizados analgésico como anti-inflamatórios e opióides. Em caso de desidratação, pode ser necessário reposição de líquidos através da veia. 

Quando fazer tratamento clínico (medicamentoso) e quando devo ser operado?

Quando o cálculo ureteral é pequeno, quando não houver sinais de complicações (infecção, perda de função renal) e houver controle satisfatório da dor, o tratamento para expulsar a pedra pode ser realizado em casa, sendo prescrito medicação que dilata o canal uretral (alfa-bloqueadores) e que relaxa a musculatura do ureter. Nesses casos, os cálculos podem ser expelidos naturalmente pela via urinária. Em pacientes com cálculos menores do que 6mm e sem sinais de complicações, é possível tentar o tratamento clínico. 

Em situações em que o cálculo é muito grande para ser eliminado espontaneamente, quando houver sinais de complicações como alteração da função renal, febre ou sinais laboratoriais de infecção, o tratamento cirúrgico pode ser indicado.

Como é o Tratamento Cirúrgico?

No tratamento cirúrgico, o médico pode realizar um procedimento temporário para desobstruir a via urinária com a colocação de um cateter duplo jota (cateter que facilitará a passagem de urina do rim para a bexiga) ou realizará o procedimento definitivo de remoção da pedra. A decisão dependerá da avaliação no momento do ato cirúrgico. 

Atualmente, dispomos de aparelhos que permitem a pulverização do cálculo com laser, o que diminui o tempo de internação e riscos de complicações. Na maior parte das vezes, o procedimento sem cortes por via endoscópica é possível com alta taxa de sucesso. 

Marque já sua consulta!