Nefrolitotomia Percutanea

A nefrolitotripsia percutânea (NLP) é a modalidade de tratamento urológico cirúrgico utilizada para tratamento de cálculos renais maiores do que 2cm ou 20mm. Pode ser utilizada também para o tratamento de cálculos menores de difícil acesso pela ureterorrenolitotripsia flexível (cirurgia realizada por dentro do canal urinário) e em situações especiais com cálculos renais complexos (cálculos coraliformes que tomam o interior do rim ou duplo jota calcificados).

Figura 1 - Cálculo renal em pólo inferior do rim esquerdo. Cálculo volumoso de 20mm x 22mm em posição de difícil alcance por via endoscópica. Foi optado por realizar nefrolitotripsia percutânea (NLP). Observar a proximidade dos rins com o fígado e o baço.

Como é feito?

Nesse tipo de procedimento, efetuamos uma pequena incisão na região do flanco e um trajeto até o rim é dilatado para a passagem do nefroscópio (aparelho com câmera que permite identificar o cálculo). Uma vez identificado, o cálculo pode ser pulverizado (com auxílio de laser, tecnologia ultrassônica ou mecânica) e fragmentos maiores retirados.

Figura 2: Posição da incisão de 1cm para a passagem do aparelho e remoção de cálculos renais. Através da pequena incisão é passado aparelho que permite a extração ou pulverização do cálculo com laser ou aparelho ultrassônico.

Quais os riscos do procedimento?

O sucesso e segurança do procedimento vão depender de vários fatores. O principal é que seja realizado por cirurgião urologista experiente. O urologista avaliará a posição do cálculo, relação do rim com órgãos próximos, necessidade de um ou mais acessos para alcançar o rim e levar em conta fatores como idade, doenças pré-existentes, complexidade do cálculo e cirurgias prévias.

As complicações são raras, mas o risco pode aumentar principalmente em casos complexos com cálculos de difícil localização, cálculos volumosos e em casos de colonização por bactérias. Os riscos do procedimento são sangramento, infecção, perfuração de órgãos próximos aos rins (intestino, fígado, baço).